Internet 6g – O que é, quando chega ao Brasil, saiba mais!
O 5G mal se estabeleceu em todo o Brasil e a Internet 6G já vem sendo pauta entre consumidores e empresas. Isso porque, ela promete uma velocidade de conexão ainda maior, o que levará a transmissão de dados em dispositivos móveis a outro nível.
Em alguns países como Coreia do Sul, Japão e EUA, o desenvolvimento da tecnologia 6G já este bem encaminhada. Principalmente devido aos investimentos feitos no setor. No Brasil, a tendência é que a nova rede comece a ser implementada até 2030.
Enquanto isso não acontece, muitas dúvidas acabam surgindo em relação a internet 6G. Por isso, nesse artigo, preparamos um guia completo para você compreender mais o que é, bem como o que esperar dessa nova geração de conexões em rede. Confira!
O que é internet 6G?
Em síntese, a internet 6G corresponde a nova geração de conexão das redes móveis. Em alguns anos ela deverá ocupar o lugar do 5G, conseguindo transmitir dados de maneira muito mais ágil e eficiente.
O grande diferencial do 6G em comparação a internet que foi lançada recentemente provavelmente será o seu foco em conexões de celulares.
Atualmente, a nova geração de conexões de rede está sendo projetada para suportar não apenas vídeos de streaming. Mas toda a demanda da IOT, otimizando tarefas do dia a dia e trazendo um novo panorama para o mercado.
De transações financeiras até verificações de segurança, tudo deve se tornar ainda mais ágil com a Internet 6G.
Tem 6G no Brasil?
Por enquanto, a internet 6G ainda não está disponível no Brasil. No país, a quinta geração de internet móvel ainda está sendo implementada.
As principais capitais brasileiras já possuem a internet 5G. Mas, a tecnologia vem gradualmente chegando a outras regiões. O objetivo em 2023 é basicamente garantir que ela funciona de forma plena em todo o território nacional.
Essa é uma tarefa que ainda exigirá tempo, tendo em vista que ela envolve mudanças estruturais em vários setores. Desde fabricantes de celular que precisam atualizar seus modelos para a conexão. Até as operadoras de telecomunicações, vários setores ainda precisam evoluir muito para que o 5G seja uma realidade para todos.
Quando será lançado o 6G?
A previsão, segundo alguns especialistas no assunto, é que a internet 6G comece a ser implementada no Brasil até 2030. Mas, por enquanto, essa ainda não é uma projeção oficial já definida para o lançamento do 6G.
Isso porque essa é uma ideia que ainda está no papel e que ainda dá os primeiros passos de desenvolvimento.
O próprio 5G acaba de chegar no Brasil, e demorou mais de 10 anos para ser desenvolvido a ponto de se tornar operacional. Então, provavelmente ainda vai demorar algum tempo até ser possível ter acesso a nova geração de conexões móveis no país.
O que esperar do 6G?
Por ser uma inovação pensada para as redes móveis, a internet 6G deve mudar completamente a forma como consumimos o mundo digital. Entre os principais destaques que podemos esperar estão:
- Ultra velocidade juntamente com alta capacidade de processar dados, o que deve trazer mais facilidade para setores que precisam lidar com milhares de informações diariamente, como é o caso de setor financeiro.
- Conseguir comportar a IoT com mais facilidade, evitando erros e falhas.
- Priorização da segurança durante a navegação, tendo em vista o processamento de vários dados.
- A mesma alta capacidade de processamento de dados também deve impulsionar a integração de diversos sistemas. Podemos esperar soluções cada vez mais robustas, uma vez que tenham o suporte da internet 6G;
Claro que todas essas expectativas são baseadas nos resultados do 5G até o momento. Com os avanços no desenvolvimento no 6G, podemos ter expectativas cada vez mais realistas, que mostrem todo o potencial que a inovação tem a oferecer.
Empresas que já focam na internet 6G
Apesar da Internet 6G ainda ser uma tecnologia em desenvolvimento, existem algumas empresas que já iniciaram suas pesquisas envolvendo essa tecnologia. A Samsung e LG, por exemplo, já começaram seus estudos de viabilidade para oferecer essa tecnologia em seus aparelhos.
Outra empresa que sai na frente nesse quesito é a FCC, uma empresa de telecomunicação. A FCC já começou a implementar conexões experimentais com frequências de até 3GHz.
Mas, em regra, ainda há muito o que evoluir até chegar a internet 6G de fato. Desse modo, o que resta é observar como será a implementação do 5G e aguardar para que em breve a nova rede já comece a ficar em disponibilidade no Brasil.