Como rastrear celular roubado Android ou iPhone
Ter o celular roubado ou perdido é uma situação que qualquer pessoa está sujeita a passar. E se você já foi vítima de alguma dessas situações, saiba que tem como rastrear celular roubado.
Isso mesmo! Através do dispositivo de localização do aparelho, você pode monitorar seu celular remotamente usando aplicativos nativos. Tanto em dispositivos Android, como em iPhones. Quer saber como?
Então continue sua leitura e veja agora tudo o que precisa saber para localizar e quem sabe reaver seu dispositivo. Confira!
Como rastrear celular roubado Android
Se você teve seu celular Android roubado, não é preciso se desesperar. Isso porque existem alguns meios que podem ajudar você a recuperar seu dispositivo.
Um deles é através do recurso Encontre Meu Dispositivo. Essa ferramenta é ativada assim que você faz o login de sua conta Google pelo celular.
Por meio dessa ferramenta, você pode não só monitorar a localização do seu smartphone, como também apagar todos os dados, impedido que pessoas mal intencionadas tenham acesso a suas informações e contatos.
Outra forma que você tem de como rastrear celular roubado Android é pelo Find My Mobile. Esse é um recurso que está disponível nos modelos Galaxy e servem para monitorar aparelhos que foram roubados ou furtados.
Por meio do Find My Mobile, você consegue localizar seu dispositivo, realizar backups remotamente. E até excluir dados ou ter acesso as últimas ligações feitas no seu dispositivo.
Como rastrear celular roubado iPhone
Assim como no Android, dispositivos iPhone também possuem recursos que permitem aos usuários ter como rastrear celular roubado ou furtado.
O Fin My é um deles, que além de fornecer dados sobre localização, também:
- Emite alertas em formas de sons
- Apaga dados do dispositivo
- Aciona a tela de bloqueio do celular
Outra alternativa para localizar iPhone roubado ou furtado é rastreando o dispositivo através do Google Maps.
Para isso, você deve abrir o site do Google Maps e acesse sua conta com login e senha. Em seguida, verifique na aba Linha do Tempo, o histórico contendo todos os lugares por onde seu dispositivo passou.
Vale destacar que para usar esse método, é preciso que o app do Google Maps esteja instalado e ativo no iPhone. Do contrário, seu uso não surtirá qualquer resultado.
Tem como rastrear celular roubado pelo IMEI
Uma dúvida recorrente entre as pessoas que têm celular roubado ou furtado é se tem como monitorar o dispositivo pelo IMEI.
A resposta é não. Isso porque, o IMEI é um recurso que as operadoras de telefonia usam para bloquear a rede telefônica.
Desse modo, quando o usuário liga para a operadora e fornece seus dados pessoais e número de IMEI a linha deixa de funcionar. Mas, isso em nada interfere na identificação da localização do aparelho.
É possível localizar celular offline?
Tanto os dispositivos Android, quanto iPhones permitem a localização do aparelho no modo offline. Isso porque existem recursos nativos nos respectivos aparelhos que possibilitam a interação com dispositivos próximos, facilitando o rastreamento nesses casos.
Inclusive, celulares iPhone das versões 11 até a 14, possibilitam até mesmo o rastreamento do aparelho caso ele seja desligado.
Isso porque os dispositivos nessas versões ficam visíveis no app Buscar por até 24 horas após serem desligados. Em relação aos dispositivos Android, algumas versões da Samsung enviam a ultima localização registrada antes do dispositivo ser desligado.
Demora muito para o celular ser rastreado?
Outro ponto que levanta muitas dúvidas é sobre o tempo de demora em que o rastreamento do aparelho pode ser feito. No geral, quando o celular está conectado a internet, esse rastreamento é mais rápido.
Via de regra, leva-se apenas alguns segundos para dispositivos Android ou então iPhone localizar o aparelho. Contudo, se o aparelho estiver offile, esse tempo pode ser um pouco maior. Ainda mais porque existem alguns fatores que interferem no processo de rastreamento, como:
- Velocidade da internet
- Localização do aparelho
- Demora na atualização das informações
Se você adotou as práticas acima e não conseguiu monitorar seu celular, então o mais indicado é fazer um boletim de ocorrência. Assim, as autoridades terão como rastrear celular roubado ou perdido pelo numero de telefone e localizar seu dispositivo com rapidez e segurança.