Treino funcional – O que é e como fazer

Se você acompanha o universo fitness certamente já ouviu falar em treino funcional. Mas, você sabe dizer do que se trata essa atividade ou como pratica-la no dia a dia?

Embora já exista há algum tempo no Brasil, os treinos funcionais só ganharam popularidade nos últimos anos. E grande parte disso se deve aos benefícios que ele proporciona, indo desde mais resistência física, até força e equilíbrio muscular.

Acompanhe esse artigo na íntegra e fique por dentro de tudo sobre treino funcional, seus benefícios e como fazer. Confira!

O que é treino funcional?

O treino funcional consiste em um método que envolve diversos exercícios com o objetivo de trabalhar a capacidade corporal como um todo. 

Basicamente, nessa prática se define uma rotina de pequenos treinos para exercitar diferentes partes do corpo. Ao contrário da musculação, onde cada músculo é trabalhado em um aparelho especifico, no treinamento funcional todo o corpo é exercitado.

Ou seja, fazendo treino funcional você nunca vai trabalhar a capacidade de apenas uma região do corpo. Mas todas as áreas de forma integrada. 

Qualquer pessoa, independentemente da idade, está apta a aderir ao treino funcional. E o mais interessante dessa prática é que ela serve para as mais diversas finalidades. Seja para aumentar a resistência, melhorar o equilíbrio, perder peso, melhorar a mobilidade e os reflexos e até para prevenir lesões.

Principais benefícios

Com o treino funcional, você pode obter uma infinidade de benefícios. Além de melhorar a função geral do corpo, essa prática também:

Reduz as dores articulares

A rotina de exercícios feitos no treino funcional ajuda a alongar e fortalecer bem a musculatura. Com isso, praticando essa atividade você consegue se livrar, por exemplo, daquela dor nas costas tão incomoda. Ou ainda é possível amenizar as dores nas articulações. 

Diminui o estresse e ansiedade

Fazer treinos funcionais também é algo que ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade. Isso porque esse tipo de exercício promove a liberação de hormônios como a endorfina e vasopressina que ajuda a aliviar o estresse e eleva a sensação de bem-estar.

Ajuda a emagrecer

Os exercícios feitos durante o treino funcional aceleram o metabolismo favorecendo a queima de gordura. Com isso, quem mantém uma rotina de treinos regulares, consegue perder peso até mesmo no pós-treino.

Baixo impacto

A grande maioria dos exercícios funcionais são de baixo impacto. Essa característica, por sua vez, faz do treino funcional uma excelente opção para alguns públicos como idosos ou pessoas com limitação.

Como fazer treino funcional?

Basicamente, o treino funcional é uma atividade que pode ser feita em qualquer lugar. Seja em casa, na academia ou ao ar livre. Também não é preciso dispor de vários equipamentos para essa prática.

Isso porque no treinamento funcional geralmente se usa o peso do próprio corpo para os exercícios. Veja abaixo alguns exemplos de exercícios que você pode adotar para um treino funcional eficiente.

Agachamento

Esse é um dos exercícios mais comuns no treino funcional e também um dos mais populares. No geral, essa prática ajuda a tonificar os músculos das coxas, glúteos e panturrilhas. Além disso, ela envolve algumas variações, que podem incluir ou não o uso de pesos extras.

Burpee

Esse é um exercício funcional muito completo que começa com uma flexão de braço e é finalizado com um pulo. No geral, ele costuma gerar um impacto maior em relação ao exercício anterior.

Nesse exercício você trabalha a queima de calorias, assim como também sua capacidade cardiorrespiratória.

Prancha

Outro exercício que você pode incluir em sua rotina de treino funcional é a prancha. Esse exercício trabalha todo o corpo, tonificando a musculatura abdominal e otimizando seu equilíbrio.

Qual periodicidade manter para um treino funcional eficiente?

Via de regra, a frequência considerada ideal para praticantes iniciantes do treino funcional é de 2 a 3 dias na semana. Em relação a duração dos treinos, a média recomendada é de 20 a 60 minutos. E a medida em que for evoluindo nos treinamentos, você pode ir aumentando esse tempo.

Portanto, agora que você já sabe mais sobre o treino funcional, procure inclui-lo em seu cotidiano. E passe a desfrutar de todos os benefícios que essa prática tem a oferecer para a sua saúde em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *