História das Olimpíadas – Conheça os 6 atletas brasileiros que foram destaques nos jogos olímpicos
Na História das Olimpíadas está presente o nome de muitos atletas que marcaram a trajetória dessa competição esportiva com seus feitos inéditos.
Entre eles, alguns atletas brasileiros deixaram seu legado em diferentes modalidades. Inclusive, muitos deles subiram ao pódio e se destacaram mais de uma vez nas 22 edições dos Jogos Olímpicos que participou.
A próxima edição será disputada em 2024 em Paris, na França. Mas, para relembrar a jornada de grandes nomes do Brasil nessa competição, listamos nesse artigo os 5 maiores atletas brasileiros que se destacaram na História das Olimpíadas. Confira!
Atletas que marcaram a história das Olimpíadas – João do Pulo
Quem é fã ou acompanha as provas de salto nas Olimpíadas sem dúvida já ouviu falar em João do Pulo.
Consagrado na modalidade de Salto em Distância, esse atleta brasileiro foi detentor do recorde mundial em algumas edições. Em 1976, por exemplo, ele era considerado favorito ao Ouro nos Jogos de Montreal. Contudo, uma cirurgia na barriga comprometeu seu rendimento, o que lhe rendeu uma medalha de Bronze.
Na edição seguinte, em 1980 na Rússia, João do Pulo foi prejudicado pela segunda vez. Dessa vez pelos juízes que anularam dois saltos legais do atleta para favorecer os atletas russos.
Apesar dos contratempos, a bela jornada de João na competição marcou para sempre seu nome na História das Olimpíadas.
Oscar Schimidit
Outro atleta brasileiro que não poderia ficar de fora dessa lista é Oscar Schimidt. Considerado o melhor jogador do basquete brasileiro de todos os tempos, Oscar atualmente está fora das quadras. Mas, quando atuava era visto por muitos como um dos melhores do mundo.
Mesmo sem nunca ter atuado na NBA, Oscar participou de 5 Olimpíadas ao todo. E mesmo sem alcançar o pódio, deixou seu legado nesse esporte olímpico tão aclamado em vários países, inclusive no Brasil.
Oscar foi três vezes o principal certinha dos jogos Olímpicos de Seul em 1988, Barcelona em 1992 e Atlanta em 1996. Na seleção brasileira ele se sagrou maior cestinha com quase 7700 pontos.
Guilherme Paraense
Embora poucos o conheçam, Guilherme Paraense tem seu nome marcado para sempre na História das Olimpíadas. Isso porque ele foi o primeiro brasileiro a conquistar a medalha de ouro olímpica na edição de 1920.
A modalidade disputada pelo atleta também não é muito popular no Brasil, que o Tiro ao Alvo. Contudo, isso não tira em nada o brilho e a grandeza dos feitos desse atleta nos Jogos Olímpicos.
Inclusive, uma curiosidade envolvendo Guilherme Paraense é que na competição que lhe rendeu o pódio Olímpico, o atleta competiu com o revólver emprestado. Ainda assim, ele conseguiu somar 274 pontos, se destacando na prova de Tiro ao Alvo e levando o Brasil ao topo.
Gustavo Borges
Esse é outro brasileiro com nome de peso na História das Olimpíadas, só que dessa vez na modalidade de natação.
Gustavo Borges já era uma referencia na modalidade quando competia. E desde que se aposentou das piscinas, ele continua sendo uma figura inspiradora para as novas gerações de atletas olímpicos.
Sua primeira medalha nas Olimpíadas foi a de prata, conquistada nos jogos de 1992, em Barcelona.
No entanto, foi nas Olimpíadas em Roma, que o atleta se destacou, mostrando que seu futuro na natação seria espetacular. Nessa edição, Gustavo levou a bandeira brasileira ao pódio ao conquistar duas medalhas olímpicas.
Sarah Menezes
Não são apenas os homens que se destacaram na História das Olimpíadas. Atletas mulheres como Sarah Menezes também deixaram sua marca nesses jogos em várias oportunidades.
Destaque no judô brasileiro, Sarah conquistou um feito inédito nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Nessa edição, a judoca levou o Brasil ao topo do pódio conquistando medalha de ouro. Algo que há mais de 20 anos não ocorria nessa modalidade esportiva.
Maria Lenk
Outra atleta feminina que merece estar nessa lista é Maria Lenk, uma pioneira na natação brasileira. A atleta foi nada menos que a primeira atleta sul-americana a competir uma Olimpíada.
E mesmo não tendo conquistado medalhas, ela revolucionou o esporte feminino brasileiro. Tanto que existe até competição com troféu em sua homenagem, o Troféu Maria Lenk.
Esses são apenas alguns dos atletas brasileiros de maior destaque na História das Olimpíadas. Mas, existem muitos outros que também conseguiram esse feito. Cesar Cielo, Robert Scheidt, Joaquim Cruz, Daiane dos Santos e Arthur Zanete são apenas alguns deles.
O fato é que cada um desses atletas possui jornadas inspiradoras e que sem dúvida vale a pena conhecer.