Deload week – Saiba o que é, qual sua importância e como praticar

Você conhece ou já ouviu falar em Deload Week? Quem se exercita na academia, normalmente acha que para perder peso, ganhar massa muscular ou simplesmente obter mais qualidade de vida, precisa pegar pesado nos treinos.

Contudo, os melhores resultados não são alcançados da noite para o dia. É preciso se dedicar em treinamentos de longo prazo, planejar as sessões, assim como o volume e intensidade dos exercícios. Todos esses fatores devem se adequar as suas características e objetivos.

Além disso, o tempo de recuperação também é importante para que o organismo consiga responder bem aos estímulos gerados nos treinos. E é justamente nesse quesito que entra a importância do Deload Week. Continue lendo e saiba mais sobre o que é e como praticar o Deload no treino de musculação na academia.

deload week

Deload Week – O que é?

Em termos gerais, Deload Week corresponde ao período onde se reduz a intensidade dos treinos de musculação. Essa queda de intensidade pode envolver tanto o volume dos treinamentos, quanto a carga utilizada.

Seu objetivo basicamente é garantir a recuperação muscular e anabolismo entre as sessões de treinos mais pesados. Para isso, determina-se um período com exercícios mais leves.

Por que fazer deload é importante?

Realizar essa pausa nos treinos mais intensos ajuda a evitar o overtraining. Ou seja, quando o corpo passa por uma sobrecarga progressiva de treinamentos, ele começa a:

  • Perder força
  • Sofrer com dores e fadigas musculares prolongadas
  • Cair em rendimento

Desse modo, alcançar seus objetivos com o treinamento se torna muito mais complicado. Isso sem contar que os riscos de lesão quando não se faz o deload week corretamente são maiores.

Por isso, adotar esse período de treinamentos menos intensos não é um desperdício de tempo, mas uma necessidade. Não só para evitar esses prejuízos ao corpo, mas também para favorecer o alcance dos seus objetivos com os exercícios. Seja a hipertrofia, maior resistência ou dar um up na saúde física.

Como fazer deload week corretamente

Tão importante quanto saber como fazer deload week corretamente é entender que existe momento adequado para sua aplicação.

Basicamente, você deve adotar essa pausa quando seu corpo não conseguir mais avançar nos exercícios pesados. Ou seja, quando você sentir cansaço excessivo durante os treinos e não conseguir aumentar o volume ou a carga dos exercícios. Quando isso acontece, isso é um indicativo de que precisa adotar o deload week. E como fazer isso?

Ao contrário do que muitos pensam, no deload você não ficará sem treinar. O que vai acontecer é só uma redução no nível de intensidade dos seus treinamentos. Essa é a proposta do deload week.

Desse modo, para aplicar corretamente esse período de descanso, é importante que reduza sua carga de exercícios em, pelo menos, 50%. Além disso, procure evitar treinos que levam seu corpo a exaustão.

Não quero reduzir a carga de exercícios, como faço deload week?

Para alguns praticantes, reduzir a carga dos treinos pode ser desafiador. E até mesmo por isso que alguns evitam fazer o deload week.

Se você faz parte desse grupo, saiba que pode adotar outros caminhos sem necessariamente deixar de aplicar esse descanso. 

Caso não consiga alterar a carga, você pode, por exemplo, diminuir a quantidade de séries em cada sessão. Reduzir o volume dos treinamentos também favorece a recuperação do seu corpo com deload week.

Em quanto tempo devo iniciar essa prática?

No geral, o deload é feito após 8 semanas de treinos pesados constantes. Mas, alguns fatores podem influenciar nesse tempo, aumentando ou reduzindo o tempo de início. A idade, por exemplo, é um deles.

Além disso, sua dieta também deve ser considerada na hora de iniciar o deload week. Isso porque, essa prática é ótima para aplicar durante a fase de cutting, quando está em restrição de calorias. Agora, na fase de bulking, quando o consumo de calorias é maior, ela não é tão indicada. Afinal, você terá energia suficiente para suportar os treinos pesados e evoluir com suas cargas de exercícios.

Portanto, agora que já sabe mais sobre o que é e como fazer deload week, inclua essa prática em seus treinos. E veja como ela pode impactar positivamente em seus resultados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *