Restituição Imposto de Renda 2023 – Veja quais despesas são passiveis de restituição
Após declarar o IR, muitos contribuintes ficam na dúvida sobre quais gastos levam a Restituição Imposto de Renda 2023 pela Receita Federal. Afinal, é por meio dessa etapa que boa parte dos cidadãos conseguem reaver parte do valor pago na declaração.
Acontece que não é toda pessoa que declara que tem direito a Restituição. Por isso, saber como funciona esse processo e quais despesas são passiveis de restituição na declaração do IR é tão importante.
Sabendo disso, preparamos esse artigo com todas as informações necessárias para você ficar por dentro desse assunto. Continue lendo e veja agora quais são os gastos declarados que levam a Restituição Imposto de Renda em 2023.
Restituição Imposto de Renda – Entenda como funciona
A Restituição do Imposto de Renda corresponde a um processo onde o contribuinte recebe de volta o valor dos impostos pagos a mais durante o ano.
Isso normalmente acontece quando a pessoa tem descontos na fonte em valores superiores ao que deve pagar de fato. Ou então quando são consideradas despesas dedutíveis que reduzem o valor do imposto a ser pago.
A Receita Federal é o órgão responsável por efetuar a restituição aos contribuintes. Lembrando que para receber a restituição, o contribuinte deve fazer a declaração do imposto de renda corretamente. E o mais importante, dentro do prazo estabelecido pela Receita.
Após a análise da declaração, a Receita Federal calcula o valor que deve ser restituído. Na sequência, o órgão informa ao contribuinte a data em que o pagamento será efetuado.
Normalmente, os pagamentos são realizados em lotes mensais. Em 2023, o primeiro lote de Restituição Imposto de Renda será pago em 31 de maio.
Vale lembrar ainda que, caso haja inconsistências na declaração, a restituição pode retida ou mesmo cancelada. Por isso, fazer a declaração fornecendo os dados certos é fundamental.
Quais despesas dão direito a Restituição Imposto de Renda 2023?
Basicamente, existem alguns gastos feitos ao longo do ano que levam a dedução do IR. Saber quais são eles, é importante, pois trata-se de uma forma do contribuinte recuperar o valor pago indevidamente durante o ano.
Desse modo, com a restituição, o contribuinte pode utilizar o valor para diferentes finalidades. Desde para quitar dívidas, realizar investimentos, até adquirir bens ou serviços, entre outros. Ou seja, a restituição é a oportunidade que muitos contribuintes tem de melhorar sua situação financeira.
Mas, quais gastos são dedutíveis do Imposto de Renda 2023? Abaixo, listamos os principais para você conhecer, confira!
Gastos médicos
Entre as despesas dedutíveis do IR 2023, estão os gastos com saúde. De modo geral, existem despesas onde a Receita estipula um teto máximo para restituição. Com as despesas médicas isso não acontece.
Portanto, o contribuinte pode receber até mesmo receber o valor integral das despesas feitas nessa categoria. Mas, para isso, é necessário apresentar comprovação. Entre os gastos com saúde passíveis de Restituição Imposto de Renda, estão:
- Despesas hospitalares
- Realização de exames médicos
- Fisioterapias
- Tratamentos psicológicos e psiquiátricos
- Despesas com tratamentos dentários
- Gastos com cirurgias plásticas associadas à saúde
- Plano de saúde, entre outros.
Despesas com doações
O contribuinte pode receber de volta até 6% do valor final do imposto referente a doações. Mas atenção! Caso as doações sejam feitas nos meses que antecedem a declaração, então esse abatimento cai para 3%.
Vale destacar ainda, que o desconto no caso de doações não recai sobre a base de cálculo do imposto. Mas sim do valor cobrado pela Receita.
Educação
Você sabia que tem como obter Restituição Imposto de Renda dos gastos feitos com educação?
Nesse caso, a Receita define o limite máximo de R$3561,50 para deduções. Além disso, apenas despesas feitas em instituições com aprovação no MEC servem para fins de restituição.
No geral, são várias as despesas que você como contribuinte pode deduzir do IR nessa categoria. Despesas com especializações, mestrado, doutorado, pós-graduações e o ensino básico são algumas delas. Gastos com cursos livres ou material escolar não valem para dedução no IR.
Despesas com Previdência Social
Muitos contribuintes não sabem, mas qualquer despesa feita junto a Previdência Social também leva a Restituição Imposto de Renda 2023. Nesse caso, também não há um limite máximo para deduções.
Esses são apenas alguns dos principais gastos dedutíveis do IR. Mas, há outros que vale a pena considerar como contribuições sindicais, despesas com dependentes, alugueis em casos de sublocações, entre outros.
Além disso, lembre-se de guardar todos os comprovantes das despesas feitas ao longo do ano. Assim, você terá como comprovar seus gastos dedutíveis e não terá que se preocupar com isso durante a declaração do IR.