Dieta do mediterrâneo – Saiba mais sobre a dieta eleita a melhor de 2023
A Dieta do Mediterrâneo é um estilo de alimentação que vem ganhando cada vez mais adeptos nos últimos anos. E não é para menos, afinal, por meio dela é possível não só reduzir medidas, como também prevenir doenças crônicas.
Inclusive, pelo sexto ano seguido, a Dieta do Mediterrâneo foi considerada a melhor dieta geral, alcançando o topo do ranking divulgado pelo US News & World Report. Para classificação foram considerados vários fatores como segurança, facilidade para manter a dieta, promoção da saúde e sustentabilidade.
Quer saber mais sobre esse estilo alimentar? Então acompanhe a leitura e veja agora tudo o que precisa saber sobre o assunto!
Dieta do mediterrâneo – Do que se trata?
Basicamente, a Dieta do mediterrâneo consiste em um estilo de alimentação que foca no consumo de alimentos naturais e frescos. Além disso, nessa dieta, o cuidado não é apenas com o que se come. Mas, também, com a forma como os alimentos chegam até à mesa.
Ou seja, quem adere a esse modelo de alimentação também busca pelos alimentos com fornecedores locais. E, acima de tudo, respeita a sazonalidade dos alimentos, comprando frutas, verduras e legumes da estação.
Em outras palavras, mais do que uma dieta para emagrecer, esse tipo de alimentação promove uma verdadeira mudança no estilo de vida. Com isso, além de ajudar a controlar o pelo, a dieta também proporciona outros benefícios para saúde.
Principais benefícios da alimentação mediterrânea
Seguindo a dieta do mediterrâneo você consegue melhorar sua alimentação e reduzir gordura corporal. Mas, além disso, também garante outros benefícios, como:
- Previne diversos tipos de câncer como de ovário, mamas, estomago e esôfago
- Diminui o risco de desenvolver doenças crônicas como diabetes, Alzheimer e Parkinson, por exemplo
- Por ser rica em fibras, a dieta também garante mais saciedade, contribuindo para manutenção do peso ideal
- Previne trombose e aterosclerose
Além disso, a alimentação mediterrânea também auxilia no controle do colesterol, diminuindo o risco de AVC. Fora isso, esse é um estilo de alimentação que favorece a longevidade com saúde e qualidade de vida.
Dieta mediterrânea emagrece?
Por se tratar de uma dieta baseada em alimentação natural, a Dieta do Mediterrâneo ajuda sim na perda de peso. Mas, o que de fato vai determinar o seu emagrecimento é o seu déficit calórico.
Ou seja, você só perderá peso de verdade se conseguir gastar mais calorias do que está consumindo. Por isso, associar a dieta a uma atividade física regular ajuda bastante no alcance do seu objetivo.
Além disso, recomenda-se que antes de iniciar a dieta, que você busque orientação de um nutricionista. Afinal, cada organismo possui suas necessidades calóricas e nutricionais. Então, para definir uma alimentação que atenda suas demandas e faça você perder peso sem prejudicar sua saúde, é importante fazer isso com orientação especializada.
Dieta do mediterrâneo – Quais alimentos comer e quais evitar
Para fazer a Dieta do Mediterrâneo, você deve promover algumas mudanças em sua alimentação atual. Para isso, conhecer quais alimentos são permitidos e quais deve evitar nessa dieta é importante.
Alimentos permitidos
Entre os alimentos que podem fazer parte da sua alimentação diária nessa dieta, estão:
- Peixes e frutos do mar – São fontes ricas em proteínas e gorduras boas como ômega-3 que faz bem para a saúde do coração, além de reduzir dores articulares.
- Frutas, legumes e verduras frescos – Ricas em fibras, vitaminas e minerais, elas são necessárias para aumentar a saciedade e melhorar o funcionamento do organismo.
- Sementes oleaginosas – São fontes ricas em gorduras boas e melhoram a saúde cerebral, além de possuir ação antioxidante.
- Alimentos integrais – Arroz, macarrão, aveia e farinha, por exemplo. São alimentos ricos em fibras e aceleram o metabolismo, além de evitar absorção de açúcares e gorduras pelo intestino.
- Laticínios – São liberados, mas com moderação, dando preferencia pelas versões desnatadas e naturais.
- Bebidas – Você pode consumir água, chá, café, sendo adoçados com opções naturais e com moderação. Além disso, vinhos também estão liberados.
- Temperos – Você pode usar ervas e especiarias naturais como hortelã, alho, cebola, alecrim, canela, manjericão, entre outros.
Alimentos proibidos
Na Dieta do Mediterrâneo, existem alguns alimentos que se deve evitar. Entre eles estão os enlatados, alimentos ultraprocessados e os embutidos.
Ou seja, mantenha distante da sua alimentação os refrigerantes, temperos prontos, alimentos industrializados, presunto, sucos em pó, ou qualquer outro item pertencente as categorias citadas acima.
Seguindo à risca as recomendações da Dieta do mediterrâneo, sem dúvida você perderá peso. Mas com saúde e sem afetar sua qualidade de vida, pelo contrário.
Você passará a comer bem e melhor, priorizando a qualidade dos alimentos. E, ao mesmo tempo, perderá calorias, garantindo assim, um estilo de alimentação de fácil manutenção e que agregará vários benefícios à sua saúde.